quinta-feira, maio 18, 2006

President of The World

Quando estou em casa à Quarta à noite, tenho por hábito ver "A Presidente", a tal série da SIC sobre a primeira mulher presidente dos EUA (papel brilhantemente interpretado por Geena Davis).
Não sei porque o faço... Talvez porque tenha algum interesse em política internacional, talvez porque tenha algum interesse nos EUA, talvez porque tenha algum interesse em teatro... Sim, porque todas estas séries são desenhadas para que os EUA sejam apresentados não como um mero estado bem sucedido, mas como os salvadores do Universo!
Eu não sei porque vejo a série quando, no primeiro episódio, colocam uma força do exército americano a entrar num país sobreano - a Nigéria - para resgatar uma nigeriana da morte por apedrejamento, apenas porque cometeu adultério... Eu concordo - EM ABSOLUTO! - com o princípio humanitário que leva a querer esta mulher salva. Mas a Nigéria é um estado soberano. Ninguém, à luz do Direito Internacional, pode invádi-lo, seja por que motivo fôr!
Mas as ideias de "Direito Internacional" e "Estado soberano" só fazem sentido para os americanos - à luz desta série e de tantas outras e, até, à luz da actuação das últimas administrações americanas - quando esses termos se aplicam ao seu país... Ou não tenhamos nós visto, tanto na série como nos debates televisivos das últimas presidenciais americanas (e, quiçá?, das antriores) algo que me deixa profundamente furiosa: referirem-se ao/à presidente dos EUA como "President of THE WORLD"!!!

6 comentários:

ivamarle disse...

eles acham-se mesmo donos do mundo, não tenhas a mínima dúvida; mas no entanto, não assinaram o protocolo de Kioto para desgraça de todos nós...

quanto ao relato no meu blog, aquilo passou-se no fim dos anos 80, princípios de 90, sei que agora as condições são outras, embora a agonia seja a mesma...

Brunito disse...

Desde que eles não se metam comigo. É que se tem o azar de me lixar a cabeça, passo-me e arranjo uma confusão dos diabos.

Orgulho em ser Português.

GK disse...

Sim, pessoal, muito heveria mais a dizer. De mau ,mas também de bom sobre os EUA... Convido-vos a fazê-lo.
Eu, para já, fico com o Bruninho: os portugueses também têm orgulho nacional. Vamos assumi-lo!!!!

Bj.

Musicology disse...

Gosto tanto da PresidentA!:)

T. disse...

e há séries mm boas!

Brunito disse...

E também há series más!