domingo, março 18, 2007

Levantar cedo e viajar

O meu novo trabalho obriga-me a fazer uma coisa que eu detesto e outra que eu adoro.
A primeira é levantar cedo. Não é que eu deteste levantar cedo, ponto. Eu detesto é levantar cedo todos os dias, pela simples razão de que sou absolutamente incapaz de ir para a cama antes da 2h da manhã. Está nos genes. Nunca foi diferente, por isso, escusam-me de me dizer o célebre: “Vais ver que te habituas!”
A outra coisa - a que eu adoro - é usar um meio de transporte para viagens longas. No caso, o comboio. Adoro! Não especificamente o comboio ou “este” comboio. Adoro a ideia de “viagem”. Já dei por mim, num mau dia, sentada numa estação, apenas a observar as expressões das pessoas que chegavam e partiam. Fui lá ter inconscientemente, apenas porque precisava de um time-out. A ideia de viajar transmite-me coisas boas. Sempre. Por isso é com agrado que encaro a ideia de apanhar um comboio todos os dias para o trabalho…
Não sei até quando vou ver as coisas desta forma. Uma rotina deixa rapidamente de ter encanto. Mas, até lá, lá farei o esforço de me levantar cedissímo – e a tempo! - para ir para a minha querida estação, ver as caras enfadadas daqueles que fazem aquela viagem por rotina e as dos que, expectantes, levam o típico brilho nos olhos de quem parte para o desconhecido. São essas diferenças que me cativam.
Claro que também tenho consciências que quando estas duas coisas – levantar cedo e viajar – se conjugam numa rotina laboral, a coisa tende a descambar em extremo cansaço… Vamos ver…

16 comentários:

The Star disse...

Bem, ao menos tens uma ocupação. Não será o que idealizaste, mas talvez seja melhor do que nada. Tu mo dirás.
Espero que tudo te corra pelo melhor. Tu mereces.
E olha, pelo menos enquanto não sentes a rotina, aproveita bem as viagens.
Fica bem.

Joanne disse...

Hum... Eu tmb adoro viajar! principalmente quando a viajem é acompanhada com uma boa música nos ouvidos.

Vejo que vives as coisas intensamente, tal como eu. Sou capaz de achar encanto na coisa mais simples e feia à face da terra... isso ajuda-me a ultrapassar as fases más! XD

bjos

E tem um bom dia ;)

Ivo disse...

Por vezes... a rotina é engraçada!!
Claro que a rotina de levantar cedo, transportes, trabalho, transportes, casa... chega a quinta feira e é quase agudizante a dor de cansaço!! MAs... logo depois é sexta, seguindo-se um fim de semana que, ao invés, é aproveitado sempre, tentando maximizar os momentos de lazer....

Boas Viagens!!

Marta disse...

Todos os dias começo a trabalhar às 8 da manhã, todos os dias me deito tarde... o sono só vem de manhã, não te vou mentir... é uma tortura :)
bj

stela disse...

Aproveita enquanto gostas e não sentes a viagem como uma rotina!
Eu começo a trabalhar às 8h00 e antes disso, ainda tenho um longo ritual, dar pequeno almoço, ajudar a vestir e levar para a escola um menino... verdade! custa-me muito levantar cedo!
beijinhos e boas viagens! :))

Bruno disse...

Não me digas que agora és Maquinista?

Estou a brincar, mas fiico contente pelo novo trabalho.

E vê se não te atrasas Ok.

bjs

Unknown disse...

Acho que foi quando essas duas coisas se conjugaram na vida de Almeida Garrett, que ele escreveu as ‘Viagens na minha Terra’, (seca de livro.

:|

Espero que antes de entrares em stress, mudes de emprego, para melhor claro.

:)


Beijoca

m disse...

A rotina é sempre maçadora, já se sabe e também já se sabe que quem está habituado a deitar-se tarde irá sempre deitar-se tarde e terá sempre dificuldades com o nascer do sol, "but that's life"!

A viagem é sempre um bom começo de dia, dá-nos tempo para despertarmos dos sonhos e sonharmos um bocadinho mais até, até finalmente termos de lidar com a realidade.

Aproveita esse momento que será sempre diferente se conseguires levar os teus sonhos sempre para lugares distintos.

BOM DIA GK!

SoNosCredita disse...

também adoro viajar... mais de comboio do que de expresso (que tenho de usar agora).

adoro observar pessoas, nesses locais, nessa corrida, nessa agitação.
agora, quando vou a Coimbra, apanho 1º o train para Lx e lá é que apanho outro para Cbr.
então, durante aquela hora em que tenho de esperar, é o que faço.
tão e somente observar. :)

levantar cedo tb não é comigo... a sério. não me habituo! e tb me dizem o contrário. há dias disseram-me que, com a idade, vou sentir menos necessidade de dormir. duvido...

quanto à rotina, pois, não é muito nossa amiga.
uma coisa boa, para ti, é que está a começar o bom tempo.
porque com chuva, falando por mim, é terrível.

bjs*

Miss Alcor disse...

Adoro andar de comboio! Lembra-me sempre a possibilidade mágica de ir parar a um sítio desconhecido, mesmo que passe nos mesmo sítios todos os dias!!!
É uma boa alternativa. Além disso podes aproveitar para ouvir música, ler, escrever... uma infinidade de coisas!
Quanto a levantar cedo, também não gosto muito, mas pelo menos há uma quantidade de coisas que não veriamos se nos levantassemos tarde: o nascer do dia, aquela promessa de mais um longo dia com coisas a descobrir, a geada, as andorinhas!
Aproveita! Podes não gostar muito, mas há sempre coisas boas que se podem tirar de mais uma oportunidade!

Unknown disse...

Também eu não consigo deitar-me antes das 1h-2h da manhã. No fim de semana ponho o sono em dia mas que custa, custa.
Podemos ficar a saber qual o jornal onde trabalhas?

Pisces Girl disse...

Pois, eu sei que levantar cedo é um problema para ti. Então quando é todos os dias ainda pior...

Quanto às viagens e aos comboios, pensamos da mesma maneira.

Beijinhos e aguenta firme!

Sofia disse...

Já somos 2. Odeio levantar-me cedo e tenho de o fazer todos os dias. E tal como tu tb vou para a faculdade de comboio. Já teve os seus encantos. A paisagem essa já a conheço de cor, as estações já as sei sem pensar muito, os passageiros habituais já fazem parte do meu dia a dia. Por entre histórias de livros e umas (mal)dormidas pelo meio, sempre se fica feliz quando o sol sorri para nós...

Boa sorte e que td corra bem....

beijinhos
Sofia

Sofia disse...

Já somos 2. Odeio levantar-me cedo e tenho de o fazer todos os dias. E tal como tu tb vou para a faculdade de comboio. Já teve os seus encantos. A paisagem essa já a conheço de cor, as estações já as sei sem pensar muito, os passageiros habituais já fazem parte do meu dia a dia. Por entre histórias de livros e umas (mal)dormidas pelo meio, sempre se fica feliz quando o sol sorri para nós...

Boa sorte e que td corra bem....

beijinhos
Sofia

Anónimo disse...

Bom aqui na minha terra são 2:45 o que quer dizer que estás deitada Há 45 minutos.
Sweet dreams.
E já agora, curtir o presente e construir o futuro com optimismo é a melhor forma de não antecipar angustias desnecessáriamente.
Quanto tempo demora essa viagem?
Que tipo de paisagem vês?
Que tal um post sobre uma dessas viagens?
Sweet dreams.

Maria disse...

hum hum!tb adoro andar de comboio :))traz-me recordacoes tao deliciosas da minha infancia...txiii!deu-me uma vontade enorme de andar de comboio loll adorei o teu cantinho:)beijinho