quinta-feira, janeiro 25, 2007

Curto Circuito

5 da manhã. No Canal 2, onde aguardo pelas notícias da Euronews, está a dar uma edição desinteressante (excepcionalmente) do “Sociedade Civil”. O gato mais novo dorme-me no colo enquanto eu folheio um livro.
De repente, um cheiro químico a queimado chega-me ao nariz. Olho para todo o lado, mas não vejo nada de estranho.
O gato ronrona. A página vira-se. Mas o cheiro é cada vez mais intenso… Volto a dar a volta à divisão com os olhos. E lá está…
Lá bem em cima do armário, silenciosa, uma tomada deita um fiozinho de fumo quase imperceptível. Da minha cadeira, consigo ver a ficha tripla branca a derreter lentamente.
O que fazer?
Desligá-la da tomada, claro!
Foi o que fiz. Tirei-a, com muito cuidado, da tomada e dei-me conta de que uma das fichas macho também estava a derreter…
Fiquei a olhar para aquilo, ainda sem tomar consciência da tragédia que podia ter acontecido…
Resolvi deixar um bilhete ao homem da casa para que ele tomasse conta da situação de manhã…
Mas fiquei a pensar naquilo. As notícias da Euronews ainda não tinham dado e, sem aquelas fichas, não havia TV ligada…
Ora bem… Uma chave de parafusos, um canivete bem afiado, um alicate de corte, uma ficha macho e uma tripla novas, meia hora e um corte num dedo (sem sangue!) e a coisa resolveu-se a tempo de ver as notícias.
Que saudades das aulas de Electrotecnia!
Do homem da casa só preciso que me explique porque é que aquilo aconteceu. Embora eu desconfie que o facto de estarem a TV, um rádio e uma extensão, com um ventilador e um escalda-pés ligados, pode ter alguma coisa a ver com o assunto…*

* Confirmado.

11 comentários:

OLHAR VAGABUNDO disse...

:)
BEIJO VAGABUNDO

Rafeiro Perfumado disse...

O que eu acho piada é centrares a tua preocupação no visionamento das notícias da euronews! Até imagino a casa a arder, os bombeiros a puxarem-te e tu a gritares "Esperem que ainda não deu a previsão do tempoooooooo!"

Unknown disse...

Bem minha amiga, pelo que percebo de electricidade, e fiquei a perceber quando preventivamente tomei medidas para garantir a segurança cá de casa por causa dos moços e das suas aventuras, o teu problema não se resume a uma exagerada intensidade eléctrica no circuito de tomadas em questão.

Temo, que o problema se estenda ao quadro eléctrico, e concretamente ao diferencial térmico, que, se realmente está lá, ou estará avariado, ou regulado para uma intensidade superior à resistência do circuito de tomadas.

Só assim se explica derreter uma tomada e a ficha tripla que lhe está associada, pois doutra forma, o diferencial desligaria, protegendo dessa forma todo o circuito, evitando possíveis incêndios. È essa a função dele.

Como tal, aconselho-te que consultes um técnico, lhe expliques o sucedido e salvaguardes futuros problemas.

:|

Beijoca

Klatuu o embuçado disse...

Temos homem! Ou gaja, ou lá o que se diz! :)=

Marta disse...

Uma Mulher como deve ser... mt bem :)
Mas tb me parece que o problema não se resume a uma sobrecarga na tomada. Um técnico poderá confirmar, mas se os disjuntores estiverem a funcionar devidamente, deveriam cortar a corrente antes da situação chegar ao que descreves.
bom fds

Mina disse...

Mulher desenrrascada é outra coisa! Eu nem sei como reagiria, mas ter sangue frio é tudo, realmente :)
Bjs!

Miguel disse...

tens de arranjar uma ocupação rapidamente!!!

não te quero imaginar hominizada!!!(não sei se isto existe!)

GK disse...

Jotabê:

Deves ter razão. Aliás, o homem da casa disse que ia ver isso... Mas não viu! Estou "pussuída"!!!

José Manuel Dias disse...

...material made in China?!

stela disse...

Eu de electricidade não percebo nada! Do pouco que percebo, percebo que tiveste sorte! Tive um curto circuíto lá em casa, fiquei sem t.v e d.v.d, para além do que mais poderia ter acontecido... um conselho? para a próxima desliga o quadro primeiro! :)
beijos

SoNosCredita disse...

ah carago!

se vier a precisar, já sei... ;)