quinta-feira, abril 03, 2008

Os portugueses estão a tornar-se europeus

Calor. Primeiros dias de Primavera a sério. Anoitece às 20h. E a malta está “em pulgas” para sair do trabalho e curtir o sol.
Foi isso que aconteceu ontem. 18h30 e um sol radioso. Saí do meu posto de trabalho, situado estrategicamente à beira rio, dentro de um parque emblemático da cidade, e dirigi-me, como é óbvio, à margem do “meu” rio para sentir a calma do cair do dia, em vez de fazer o caminho pelos parques de estacionamento junto à estrada.
A calma existia de facto. Sentia-se, no ar, uma atmosfera plácida, serena, de comunhão com a natureza. Mas o parque estava CHEIO de gente.
Estendidos no chão, sentado à beira rio, abraçados ou displicentes, grupos e grupos de gente jovem enchiam o relvado. Conversavam, namoravam, liam. Molhavam os pés nas margens do rio. Corriam atrás de cães simpáticos. Trocavam ideias de forma pacífica. Olhavam o sol do fim da tarde, com aquele sentimento familiar de querer para o tempo.
Ao passar, absorvi aquele cenário, algo cinematográfico, com um misto de surpresa e alegria. Dantes era tão raro ver um português pisar a relva! E agora, ali estavam, junto aos alunos de Erasmus, estendidos na relva a desfrutar da proximidade da água e a palrar calmamente em várias línguas, como de se tratasse do St. James ou do Hyde Park.
Adorei este fim de tarde, doce e tranquilo na minha cidade. Um fim de tarde em que percebi que os portugueses se estão a tornar europeus.

8 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Por acaso foi cena que nunca vi em Portugal, à semana. Ainda haverá esperança para este povo?

Enfim... disse...

temos tendencia para copiar o mau desta vez ate não lool

beijinhs

The Star disse...

Que inveja tenho de ti.
Esta semana tem sido horrível, só hoje saí cedo, porque teve mesmo de ser, já que até ontem ainda não tinha conseguido sair com sol. :s
Esta vida desgraçada que eu levo... Isto um dia vai acabar, ai vai vai.

Realmente, a imagem que me deixaste foi que esse parque devia parecer o Central Park ai final do dia, cheio de crianças que brincam à vontade, cheio de pessoas que descansam no relvado e conversam alegremente.
Bons hábitos. :)

Kalua disse...

e que saudades eu tenho de Coimbra... :s
passei p te deixar um bj...
bom resto de fim-de-semana

Carracinha Linda! disse...

Pois... esse calor já se foi! Agora é chuva e mais chuva! Isto até desmotiva uma pessoa!


Beijinhos

Gata Verde disse...

Senti esse ambiente em Amsterdão.
Na altura pensei:"isto sim, é qualidade de vida!"

Em Lisboa ainda não tive esse prazer...
Beijos

marco disse...

foi sol de pouca dura!


chove a potes! que sao pedro!

SoNosCredita disse...

:)
era o que me apetecia AGORA!