quinta-feira, abril 10, 2008

Vidas bonitas

Até aqui, eu olhava à minha volta e, na sua maioria, via vidas “sujas”, como a minha. Vidas cheias de adversidades e batalhas e inseguranças sobre o futuro. Vidas “sujas”, mas funcionais.
Agora, fruto talvez da experiência e da capacidade de lidar com o desconhecido, que chega com a maturidade, tenho-me dado conta de que há para aí muitas vidas “bonitinhas”, daquelas de poster de cinema (ou nem isso, por serem isentas de percalços…).
Nasces numa família abastada. Cresces a estudar nas boas escolas. Fazes Erasmus e o estágio do ICEP no estrangeiro. Apaixonas-te pela única pessoa saída da faculdade de um daqueles cursos de cães danados que arranja emprego à primeira na melhor firma do ramo e que – surpresa! – fica logo com um lugar efectivo. Trabalhas toda a vida em empresas privadas que fazem questão de nunca te pagar menos do que os 1000 euros da praxe (e tu queixas-te, claro!). Tens o carro, a casita (pequena, mas cuja renda não se atrasa!) partilhada com o amor da tua vida e esperas a tua oportunidade - que já asseguraste – de fazer as malas e ir viver para um país melhor, trabalhando no topo do mundo da tua profissão…
Que lindinho!
…Descobri que as vidas “bonitinhas” me fazem vomitar.
Podia ser inveja. Fazia até sentido que fosse. Mas não é.
Eu já não poderia ter uma vida “bonitinha”. Não posso apagar o que vi e o que já vivi, portanto sei que este percurso “limpo” nunca poderia ser meu. Até por não ter chama.
Não digo que não exista sofrimento numa vida assim. Claro que existirá. Mas também existe uma certa ingenuidade, com a qual eu definitivamente não sei lidar e me enerva solenemente…
Eu evacuo para as vidas “bonitinhas”. E desejo muita sorte aos que as têm. Espero que a vida os mantenha de olhos fechados por muitos e longos anos.

10 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Não sei onde li, algures na blogosfera, a história de um casal que era a paixão encarnada, de tão agarradinhos que andavam na rua. Quando chegavam a casa, música alto, sempre. Descobriu-se mais tarde que era para abafar a pancadaria... vidas fingidas, é o que é.

Nilson Barcelli disse...

Essas vidas bonitinhas, na quase totalidade dos casos, é conseguida à custa de cunhas e outras corrupções e não da capacidade ou competência das pessoas.
Na tua idade, já assisti a esse filme. Mas agora noto que a maioria dos sortudos estão na merda...
Por isso, continua a subir a pulso que vale a pena. Ficas com um lastro que ninguém o pode roubar e que vai ser muito útil a médio e longo prazo.

Bom resto de semana, beijinhos.

Enfim... disse...

infelizmente não á vidas bonitas nem cor de rosa, ninguem esta satisfeito com o que tem ninguem

beijinhos

The Star disse...

Vidas de fachada, vidas de cunhas, vidas... será que estas as vidas cheias de mentiras serão realmente "vidas"?
1000 vezes ter a vida que tenho, modesta e honesta, assim consigo encostar a cabeça na almofada e dormir descansada à noite, sem nada a temer ou a incomodar-me a consciência.

Gata Verde disse...

Onde assino?

Beijos

GK disse...

NOTA DO AUTOR:

Não deixando de ser verdade tudo o que escrevi neste post, usei como exemplo a vida de uma pessoa de quem, na verdade, começo a ser amiga e deixei que a minha liberdade criativa me tornasse cruel.
No dia a seguir à escrita deste post, tive uma conversa reveladora com a pessoa em questão, na qual tomei conhecimento dos espinhos que também teve na vida.
Agora sinto-me terrível por ter sido (honesta, sim, mas também) má neste post.
Não o apago, porque o assumo e ele continua a ser absolutamente verdade no abstracto.
No entanto, no particular, e na eventualidade da pessoa em questão o vir a ler um dia, aqui fica esta espécie de retratação e de (quiçá) “pedido de desculpas”…
Esta situação serviu para me mostrar mais uma vez que a vida não é a preto e branco… Ela tem MUITAS cores e demasiados cinzentos… (Mas também é assim que eu gosto dela.)
:)

Kalua disse...

nem tudo o que luz é ouro!
quem sabe o que se passa no convento é quem está lá dentro... eu não acredito na vida sem sofrimento, embora por vezes nos pareça que aos outros corre sempre melhor, mas "iludências aparudem"... ;p
bjs

José Manuel Dias disse...

A via é feita de pequenos passos...alguns são mais importantes do que outros. Todos juntos fazem o nosso percurso.

marco disse...

A VIDA BONITA, É UMA FARSA, NAO EXITE! DIGO TE EU!

BEIJOCA! E NAO TE SINTAS MAL POR SERES HONESTA!

SoNosCredita disse...

hmm... acho q perto de mim ñ tenho nenhuma assim.
claro que nesses casos q descreves falta algo, pq passarão por aqui - Terra - sem viverem apaixonadamente o bom e o mau!