quinta-feira, outubro 09, 2008

Longo Inverno...

Não encaixo. Não vale a pena procurar o lado zen da vida. Ele, para mim, não existe.
Eu bem tento olhar para tudo com distanciamento, já “dando o desconto”, mas a verdade é que não tenho hipóteses nenhumas!
Não encaixo.
Ora é porque não suporto as “diferenças” entra quem chega a chefe e quem não está talhado para isso (que é o meu caso, claríssimamente!), ora é porque não suporto as superficialidades do mundo que me rodeia, ora é porque estou farta de me sentir desvalorizada, até quando tenho a certeza do que estou a fazer.

Três episódios simples…

Chove a potes. Dois guarda-chuvas descansam junto à porta de entrada da empresa. Termina uma reunião com o Presidente do Conselho de Administração. Ele chega à porta, pega indiscriminadamente num dos guarda-chuvas e pergunta:
_De quem é isto?
Uma das colaboradoras acusou-se...
Resposta do chefe:
_Bom, agora é meu. Quer dizer… Eu depois devolvo-lho… Ou antes… Na verdade, as probabilidades de lho devolver são muito escassas. …Bom, vou levá-lo.
E foi-se.
Isto é para rir? Ou para chorar?

Numa visita a uma amiga que fez uma redução de estômago, uma outra amiga esteve, como sempre, a dar-lhe dicas de dieta. É habitual. Quando alguém fica privado de comer, fala-se em comida; quando alguém fica privado de tomar banho, fala-se de higiene, etc. Mas durante toda aquela visita se falou de dicas de emagrecimento. Deram-se lições…
À noite, num jantar colectivo de gajas, a perita em dietas encheu o prato de sobremesas que eram em buffet…
Isto é para rir? Ou para chorar?
Ou devo catalogar aquilo no file “futilidades”?! …Como aquelas em que se comenta a gordura da Jennifer Lopez que está ÓPTIMA apesar de APENAS há oito meses ter tido DOIS filhos GÉMEOS! Ou como as alusões às rugas do Pierce Brosnan que eu nunca cheguei a ver, apesar de ter tido o privilégio de “conhecer” o senhor…
Talvez eu seja cega…
Eu prefiro acreditar que, em vez de ser cega, a dose normal de futilidade presente no ser humano não me foi distribuída por altura da criação!...
Mas mesmo sem a dose “regular”, queixo-me do meu rabo e dos meus dentes e recebo aplausos quando digo que quero mudar algo em mim…
Isto é para rir? Ou para chorar?

Sou RP. É o meu trabalho. E ex-jornalista. Embora por vezes duvide das minhas capacidades, sei EXACTAMENTE como funciona isto dos media e o que “vende” na Comunicação Social. Sei qual deve ser o comportamento perante quase todas as situações em que seja necessário um contacto directo com a imprensa. Em suma: é o meu trabalho. E eu SOU competente (FODA-SE!!! EU SOU competente!).
Mas o meu chefe não percebe que quando eu lhe dou um conselho que ele não segue, está a “habilitar-se”… Não percebe que, quando eu lhe digo “É assim!”, não lhe estou a dar uma opinião oca, estou a dar-lhe um conselho ESTRATÉGICO pelo o qual supostamente ele me paga um salário!
…Depois os media publicam merdas onde criticam o MEU trabalho!
Mas isso não incomoda o meu chefe, que não percebe que não é só o nome dele que está em jogo. Não percebe que o MEU nome, por pequeno que seja, também está em jogo nesta cidade que é, na verdade, uma aldeia onde ninguém se esquece dos erros dos outros.
Para o meu chefe, as críticas ao meu trabalho são fait divers. Ao passo que, quando está ele na boca do lobo, fala em processos judiciais.
Mas como todos os miseráveis deste país… Eu PRECISO do salário…
Isto é para rir? Ou para chorar?

Estou cansada.
O zen parece-me cada vez mais inalcançável.
E, batam-me, porque estou a “ser gaja” demais!
O que vale é que a maturidade nos dá para encolher os ombros em vez de chorar…
Mesmo assim… vai ser um loooooooongo Inverno….

9 comentários:

GK disse...

Perdoem-me os que se sentiram "visados" pelo texto, mas... O que tem de sair, tem de sair...
E nada disto é segredo para vós. Normalmente, tenho o cuidado de ser honesta...

Gi disse...

E lá desbloqueamos conversa no blogue.
Compreendo-te; graças a Deus devo ter nascido com o traseiro alçado para a Lua, mas, raramente, deixo as coisas por dizer, ou se não digo por palavras, mostro por actos e trejeitos bem elucidativos ... não sei se porque o ataque é a melhor defesa, não me posso queixar das reacções :)

Lu.a disse...

Deixa-me que te diga que ADOREI o post e identifiquei-me muito com quase tudo o que aqui foi escrito...e acrescento que o Presidente do Conselho de Administração da tua empresa merecia era um guarda-chuva enfiado pelo traseiro acima! Que grande lata!!

Rafeiro Perfumado disse...

O chefe já devolveu o guarda-chuva?

Gata Verde disse...

O melhor é rir, porque chorar só desgasta a alma...

Beijocas

Nilson Barcelli disse...

Como sabes, a honestidade, seja ela profissional ou não, muitas vezes funciona contra quem a pratica...
Para seres 100% honesta sem grandes prejuízos pessoais, tens que ter lastro. Que se ganha com a idade, é certo, mas que é possível conseguir-se ao fim de pouco tempo de trabalho.
De futilidades está o mundo cheio. Também sabes.
Resiste... não desistas e vai marcando o teu território... o lastro aparece...
Beijinhos.

The Star disse...

Enquanto de conseguires ir rindo destas situações (ainda se seja um riso amarelo), não estarás mal.
O mundo de hoje em dia cada vez me indigna mais, quando parece que já não pode piorar, qual quê?
Beijinhos para ti.

SoNosCredita disse...

bem, se olhares pra mim vês q ñ estou melhor.
qnd estava na melhor fase da minha vida, algo me volta a questionar tudo e a chorar.

e neste momento ñ sei nada, o q estou cá a fazer, pra onde devo ir...

será deixar-me ir, apesar de me poder voltar a "estatelar"!


(e sim, tb tenho a minha dose de futilidade! apesar disso, faço por olhar para as pessoas e vê-las. se nem smp consigo... )

SoNosCredita disse...

"algo me volta a fazer questionar tudo"